Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Sobre Orgânicos

O produto orgânico não é apenas um produto cultivado sem o uso de adubos químicos e agrotóxicos. É um produto limpo, saudável, que provém de um sistema de cultivo que observa as leis da natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais.

A agricultura orgânica promove a fertilidade do solo, a conservação dos recursos naturais e o aumento da biodiversidade

 

horta_sdm_1.jpg
Horta de batata baroa e flores

O solo é a base da produção agrícola orgânica. Varios residuos são reintegrados ao solo; folhas, sobras de verduras, palhadas, etc são devolvidos aos canteiros, em forma de composto, para que sejam transformados em nutrientes para as plantas.

Essa fertilização ativará a vida ai presente: os microorganismos além de transformar a matéria orgância em alimento para as plantas, tornarão a terra porosa, solta, permeável a água e ao ar.

Canteiros_de_rucula.jpg  canteiro_recem_plantado.jpg

A compostagem é utilizada como forma de devolver ao solo os nutrientes retirados pelos vegetais cultivados:O grande valor da horticultura orgânica é promover permanentemente o melhoramento do solo. Ao invés de mero suporte para a planta, o solo será sua fonte de nutrição.

1 – As hortaliças são preparadas para o empacotamento. As folhas externas são retiradas e reaproveitadas para consumo na nossa cozinha ou direcionadas para a compostagem.

2 – Esses residuos vegetais são misturados ao esterco animal e organizados em pilhas para a compostagem. Nesse processo, todo o material empilhado será transformado, pela ação de microorganismos, em material orgânico utilizável na agricultura. Ao final de aproximadamente 3 meses, os residuos grosseiros se transformarão em humus, sem cheiro, de textura e cor homogeneas.  

  

A rotação de culturas é utilizada como forma de preservar a fertilidade do solo e o equilibrio dos nutrientes. Contribui também para o controle de pragas, pois o cultivo das mesmas culturas nas mesmas áreas poderia resultar no aparecimento de doenças e infestações.Para mais informações sobre compostagem visite o site do Planeta Orgânico (www.planetaorganico.com.br)

As monoculturas são evitadas. A diversidade é fator que traz estabilidade ao agrossistema, pois implica no aumento de espécies e na interação entre os diversos organismos.

horta_flores_baroa.jpg
Canteiros com flores comestiveis, batata baroa, rucula, alho-poró e alfaces

 

alface_green_e_poro.jpg

Muitas espécies podem ser associadas entre si, pois se favorecem mutuamente.

Espécies que produzem muita sombra podem ser associadas àquelas que gostam de sombra.
Ex. tomate e salsa

Espécies com folhagens ralas podem ser plantadas junto àquelas mais volumosas.
Ex. cebolinha e alface

Espécies com exigencias diversas em relação a nutrientes.
Ex. rucula e brocolis

Espécies que exalam odores e afugentam insetos
Ex. alface e cebolinha

 

A cobertura morta ou mulch é outra técnica utilizada no cultivo orgânico.

Nesse caso, os residuos vegetais como capim picado, cascas de arroz e café, etc, são utilizados na superficie do solo. Essa cobertura altera positivamente as condições fisicas e biológicas do solo pois mantem a temperatura do solo estável, dificulta a germinação da vegetação rasteira que compete com a cultura que está sendo cultivada, favorece a reprodução da microvida no solo e estimula o desenvolvimento das raizes das plantas.

mulch_2.jpg
Muda de rucula em canteiro com cobertura morta

Essas técnicas contribuem para um solo saudável, uma produção sadia e previnem o aparecimento de infestações. A conservação de faixas de vagetação nativa entre os canteiros auxilia no controle de pragas. Servem de refúgio para diversos insetos benéficos que se alimentam de fungos ou organismos que, sem seus inimigos naturais, poderiam aniquilar a plantação. A fauna silvestre é preservada e a diversidade é essencial para o equilibrio de varias espécies.

mulch_1.jpg
Canteiro de alfaces com cobertura morta

 

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: