Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

Tomates orgânicos do Sítio do Moinho, combinam com tudo. Confiram o texto da nutricionista Nara Corona

Essa é mais uma perfeição da natureza, sua cor encanta os olhos! O mais comum, o vermelho, chama atenção e colore os pratos mais variados, da salada crua, ao molho de tomate ele leva sua cor por onde passa. Mas o que existe por trás dessa coloração avermelhada? Uma substância chamada licopeno. Um carotenóide (da família do beta caroteno) que possui atividade antioxidante super potente. Na pele do tomate está a maior concentração dos carotenóides, assim como de outros compostos chamados de bioativos, aqueles que agem em prol da nossa saúde. Ouvimos falar bastante do licopeno, porque ele está presente em quase todos os tecidos do nosso corpo. Ele é encontrado principalmente nos órgãos sexuais masculinos, onde protege a próstata. Na nossa pele também podemos encontrá-lo em boa quantidade, agindo como fotoprotetor. Isso mesmo, o licopeno parece proteger a pele da ação dos raios ultravioletas, e em função disso está sendo tão usado na cosmética. Nosso organismo não é capacitado para produzir carotenóides, assim a dieta passa a ser a forma exclusiva de obtenção.

Esse composto pode se tornar ainda mais eficiente se for aquecido e temperado com azeite, notem que a cor fica mais acentuada! É o licopeno mais ativo do que nunca, e por ser lipossolúvel (solúvel em gordura), ele se dá muito bem na compania do azeite que melhora a sua absorção.

Mas e o tomate amarelo, porque uma cor tão diferente se estamos falando praticamente do mesmo alimento? Lembrem que falei do licopeno ser um carotenóide, pois então, no tomate amarelo a relação licopeno/betacaroteno é invertida, ou seja ele tranforma o licopeno em betacaroteno, dando essa coloração mais amarelada, parecida com os alimentos que são ricos em vitamina A (como na abóbora, mamão, cenoura).

O tomate já foi o alimento número um em contaminação por pesticida, mas felizmente perdeu esse posto há alguns anos. De qualquer forma vale ressaltar que os alimentos orgânicos têm sabor mais intenso por apresentarem maior quantidade de flavonóides, que nada mais são do que os defensores naturais dos vegetais, legumes e frutas. Então quanto menos protegido, mais ele terá que se defender, e nós nos beneficiamos por essa ação!

Suco de tomate para a pele:

Ingredientes:

  • 1 tomate orgânico
  • salsinha orgânica bem lavada, a gosto
  • 1 xícara de melancia orgânica cortada em cubos
  • 100ml de água mineral ou filtrada

Modo de preparo:

  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador até formar um suco espesso e uniforme.
  2. Sirva com pedrinhas de gelo, e beba principalmente antes da exposição ao sol

 

Referências Bibliográficas:

Biodisponibilidade do licopeno
Bettina MoritzI, II, 1; Vera Lúcia Cardoso TramonteIII
IDepartamento de Nutrição, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Universitário, s/n., Trindade, 88036-000, Florianópolis, SC, Brasil 
IIMestranda, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, SC, Brasil 
IIIPrograma de Pós-Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Santa Catarina. Santa Catarina, SC, Brasil
Revista de Nutrição Print version ISSN 1415-5273
Rev. Nutr. vol.19 no.2 Campinas Mar./Apr. 2006
http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732006000200013 

Licopeno como agente antioxidante
Najua Juma Ismail Esh ShamiI; Emília Addison Machado MoreiraII, 1
ICurso de Especialização em Terapia Nutricional, Departamento de Nutrição, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.IIDepartamento de Nutrição, Centro Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Universitário, Trindade, 88040-970, Florianópolis, SC, Brasil
Revista de Nutrição Print version ISSN 1415-5273
Rev. Nutr. vol.17 no.2 Campinas Apr./June 2004
http://dx.doi.org/10.1590/S1415-52732004000200009 

The Functions of Tomato Lycopene and Its Role in Human Health
Joseph Levy; Yoav  Sharoni
HerbalGram. 2004; 62:49-56
American Botanical Council

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: