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Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

Jiló Orgânico do Sítio do Moinho - Um aliado para quem quer controlar a glicose.

Rico em pectina, um tipo de fibra solúvel, o jiló pode ser um excelente aliado de quem sofre com o controle dos níveis de glicose, como os diabéticos.

Ele é da família da berinjela e, assim como ela, tem uma personalidade muito forte. Por isso, ainda que em intensidades diferentes, assemelham-se no sabor amargo. A quantidade de calorias dele é baixíssima, praticamente nula.

Apesar do jiló ser pouco pesquisado, já foram encontradas nele substâncias capazes de reduzir os níveis de colesterol, como a solanina. Além disso, ele é uma ótima fonte de vitamina A, C e B5. Quanto mais verde, maior o teor de vitaminas e minerais! O jiló maduro não serve para o consumo.

Se você achou que vale a pena experimentar, mas não simpatiza muito com o sabor forte dele, pode picar o jiló em pedaços bem pequenos e adicionar ao molho de tomate caseiro, usando no preparo dos alimentos.

Para os amantes do jiló, segue uma receitinha fácil e rápida de como saborear um jiló orgânico de uma forma deliciosa:

Jiló Crocante

Modo de Preparo:

1. Cortar o jiló em fatias finas

2. Deixar na água fria por alguns minutos

3. Passar as fatias em uma mistura de azeite e ervas finas

4. Arrumar em um tabuleiro e levar ao forno

5. Quando estiverem bem crocantes, retirar e servir por cima de saladas, como petiscos, ou como acompanhamento

 

Referências Bibliográficas:

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Disponível em: <http://www.cnph.embrapa.br/laborato/pos_colheita/jilo.htm>. Acesso em 23 fevereiro de 2003.

Solanaceae A model for linking Genomics with organisms.
KNAPP, S.; BOHS, L.;NEE, M.; SPOONER, D. M.
International Plant & Animal Genomes XII Conference, San Diego, CA, 2004. 

Plantas medicinais brasileiras.
MELLO, A. C. & ALMEIDA, E., R.
São Paulo: Hemus, 1993. 

 

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