Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

Cebola Organica do Sítio do Moinho - Um alimento rico em fibras prebióticas, que protege a saúde intestinal fornecendo nutrientes para a flora naturalmente benéfica que ali habita (flora probiótica).

Quem nunca chorou picando cebola? Provavelmente quem nunca cortou uma! É verdade, ela nos faz chorar e isso acontece porque quando machucamos a sua casca, ela promove a liberação de uma enzima que reage com outro composto que contém enxofre. Essa reação dá origem a um gás rico também em enxofre que chega rapidamente aos nossos olhos, causando aquele transtorno já bem conhecido por todos.

Apesar disso, a cebola tem inúmeras funções promotoras da saúde do nosso corpo, por conter uma quantidade bem grande de compostos antioxidantes, fibras e praticamente nenhuma caloria. Seu sabor é bastante ardido e permanece na boca por um bom tempo após a ingestão. Quando levamos ao fogo, as mesmas substâncias responsáveis pelo sabor forte douram, sofrendo uma transformação que dão lugar a um sabor leve e adocicado.

Podemos dizer que ela é a menina dos olhos no que diz respeito à quantidade de quercetina. Trata-se de um flavonoide com potencial antioxidante muito grande. Ela exerce ação cardiovascular protetora, além de melhorar a vasodilatação e prevenir a formação de coágulos. Tudo isso porque a quercetina possibilita a formação de outros compostos flavonoides, como a hesperidina.

A quantidade de inulina e de oligofrutose, fibras alimentares solúveis funcionais, presentes nela, chega a ser maior que a da banana madura quando comparada em percentual do peso fresco do alimento. Isso faz da cebola um alimento rico em fibras prebióticas, que protege a saúde intestinal fornecendo nutrientes para a flora naturalmente benéfica que ali habita (flora probiótica).

Com muitos compostos sulfurosos guardados entre seus anéis, a cebola é um excelente alimento para ajudar na desintoxicação do fígado, principalmente na eliminação de metais pesados. Além disso, possui uma importante ação antimicrobiana e antifúngica que acontece graças à aliína e à alicina, que combatem esses invasores no nosso organismo.

Ao cozinhar, devemos olhar para esse simples tempero com olhar de gratidão, por que enquanto ela dá sabor aos nossos pratos, oferece proteção a nossa saúde!

 

Referências Bibliográficas:

EFEITOS DO TEOR DE CARBOIDRATOS SOLÚVEIS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA SILAGEM DE CANA-DE-AÇÚCAR
Estela Jorge Alves da Silva, laura Maria Oliveira Borgatti, Paula Marques Meyer, carolina Tobias Marino, Paulo Henrique Mazza Rodrigues
ISSN impresso: 1516-3598 R. Bras. Zootec., v.37, n.8, p.1375-1382, 2008 ISSN on-line: 1806-9290
www.sbz.org.br

FLAVONÓIDE QUERCETINA: ASPECTOS GERAIS E AÇÕES BIOLÓGICAS
Estela Beatriz BEHLING, Milena Cristina SENDÃO, Heloisa Della Coletta FRANCESCATO, Lusânia Maria Greggi ANTUNES, Maria de Lourdes Pires BIANCHI
Alim. Nutr., Araraquara, v. 15, n. 3, p. 285-292, 2004

INULINA E OLIGOFRUTOSES: UMA REVISÃO SOBRE PROPRIEDADES FUNCIONAIS, EFEITO PREBIÓTICO E IMPORTÂNCIA NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Maria Célia de Oliveira Hauly; janaína Andréa Moscatto
Semina: Ciênciad exatas e tecnológica, Londrina, v. 23, n.1, p.105-118, dez. 2002

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: