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Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

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Uma fruta fácil de encontrar em quase todos os países do mundo, simples de comer e embalada naturalmente com uma casca resistente e atraente. Rica em fibras, principalmente a pectina, uma fibra do tipo solúvel presente na casca da maçã, pode ajudar a tratar a gastrite, assim como fazer o intestino funcionar melhor.

Mas quando esse funcionamento está estimulado demais, a maçã também é uma ótima aliada. Basta retirar sua casca que a polpa, rica em minerais, água e frutose, vai fazer todo o trabalho. Alguns estudos demonstraram que a ingestão da pectina pode reduzir os níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos em ratos e nos seres humanos. 

E foi justamente pela quantidade de fibras na maçã, que ela ganhou o apelido de vassourinha do organismo! E se associarmos a enorme variedade de compostos antioxidantes presentes nessa fruta, podemos considerar que a ingestão de uma maçã pode corresponder a uma verdadeira faxina.

O principal antioxidante encontrado na maçã é a quercetina, e entre as frutas ela é a principal fonte desse flavonoide. A concentração desse composto pode chegar a 70mg em um quilo de maçã.

Um antigo ditado americano diz que “uma maçã ao dia mantém o médico bem longe”, e de acordo com vários estudos é o que parece mesmo ser; uma maçã ao dia pode ser o suficiente para manter a saúde em dia, é claro que quando acompanhada de bons hábitos alimentares.

Isso se confirma por diversos fatores que essa fruta reúne: ela contém uma quantidade de vitamina C muito boa, ajuda a prevenir doenças como o câncer e doenças cardiovasculares, apresenta uma concentração e variedade de flavonoides muito interessante com alto potencial antioxidante, além de ter baixa caloria e oferecer um sabor delicioso!

No paraíso, não foi a toa que a maçã foi usada para atrair. Sua cor, seu formato, seu brilho, fazem dela uma fruta cobiçada por adultos e crianças. Ela é doce e suculenta na medida certa. Algumas vezes crocante por fora, agrada no verão bem gelada, e no inverno, assada polvilhada com canela se torna irresistível. Essa é a maçã, uma fruta multiúso e super saudável.

Maçã orgânica assada:

Modo de preparo:

  1. Lave bem a casca das maçãs orgânicas;
  2. Com uma faca, retire o cabo fazendo um círculo e torno dele, mas sem perfurar até o outro lado;
  3. Em um tabuleiro, coloque as maçãs uma ao lado da outra, e preencha o buraco feito em cada uma delas, com água;
  4. Tampe com um papel alumínio e leve ao forno;
  5. Vá espetando até sentir que estão bem macias;
  6. Polvilhe com canela e um fio de óleo de coco;
  7. Bom apetite!

 

Referências Bibliográficas:

FLAVONÓIDE QUERCETINA: ASPECTOS GERAIS E AÇÕES BIOLÓGICAS
Alim. Nutr.
BEHLING, E.B.; SENDÃO, M.C.; FRANCESCATO, H.D.C.; ANTUNES, L.M.G.; BIANCHI, M.L.P.
Alim. Nutr., Araraquara, v. 15, n. 3, p. 285-292, 2004.
Flavonóides: potencial terapêutico no estresse oxidativo
Dornas, W.C.; Oliveira, T.T.; Rodrigues das Dores, R.G; Santos, A.F; Nagem, T.J.
Rev. Ciênc. Farm. Básica Apl., v. 28, n.3, p. 241- 249, 2007, ISSN 1808-4532.
Efeito da pectina e da celulose nos níveis séricos de colesterol e triglicerídeos em ratos hiperlipidêmicos
Vivian R. FIETZ; Jocelem M. SALGADO
Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.19 n.3 Campinas Sept./Dec. 1999.
 

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