Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

Banana Orgânica - É uma fruta completa. Ela contém uma quantidade e variedade de vitaminas (como as vitaminas do complexo B, C, A, e ácido fólico), e de minerais que fazem dela um alimento chave para qualquer idade ou fase da vida. Entre os diversos tipos de banana que podemos encontrar no nosso país, existe uma variação considerável nas concentrações principalmente dos minerais.

Famosa por ajudar a evitar as cãibras, a banana se tornou a fruta dos atletas. Ela é um mar de energia somado a minerais importantíssimos para o funcionamento muscular, tanto na contração quanto no relaxamento dos músculos, o potássio, o cálcio e o magnésio.

Normalmente as frutas atingem o ápice do valor nutricional perto de amadurecer, quando sua cor fica mais atraente chamando para ser consumida. Com a banana é diferente; desde verde podemos utilizá-la, e afinal é justamente nessa fase da maturação que essa fruta reúne uma grande quantidade de amido resistente, a inulina. O AR (amido resistente)  passa intacto pelo trato digestivo, chegando ao intestino sem ter sido digerido e onde será fermentado pelas bactérias locais. São também conhecidos como alimentos prebióticos, que como o nome mesmo diz, são pró-vida. Os prebióticos são os principais nutrientes das bactérias probióticas, aquelas que povoam nosso organismo desde o nascimento, defendendo, ajudando na digestão dos micronutrientes, produzindo substâncias protetoras, e mantendo o bom funcionamento do nosso corpo.

A banana é uma fruta completa. Ela contém uma quantidade e variedade de vitaminas (como as vitaminas do complexo B, C, A, e ácido fólico), e de minerais que fazem dela um alimento chave para qualquer idade ou fase da vida. Entre os diversos tipos de banana que podemos encontrar no nosso país, existe uma variação considerável nas concentrações principalmente dos minerais.

O segredo mais bem guardado dessa fruta é o triptofano. Ele é um precursor do hormônio serotonina, aquele que traz sensação de bem estar. O mesmo que é produzido quando consumimos o cacau, ou seja, a banana e o chocolate são capazes de proporcionar a mesma felicidade. Por essa razão ela funciona muito bem nos dias que antecedem o período pré-menstrual, onde a necessidade de serotonina está mais alta e os níveis de magnésio mais baixos, é a nossa fruta da vez é perfeita nesse momento.

Sorvete de banana com cacau orgânico – um boom de alegria

Modo de preparo:

  1. Congele 2 bananas prata orgânicas com casca
  2. Deixe de um dia para o outro, ou por pelo menos 6 horas no congelador
  3. Descasque as bananas e bata em um processador ou liquidificador com 1 colher cheia de cacau em pó orgânico
  4. Sirva na hora

 

Referências Bibliográficas:

Amido resistente e suas propriedades físico-químicas
ALEXANDRE RODRIGUES LOBO; GLÓRIA MARIA DE LEMOS SILVA
Rev. Nutr. vol.16 no.2 Campinas April/June 2003

Fibras alimentares
LIDIANE APARECIDA CATALANI; ÉSTER MI SUN KANG; MARIA CAROLINA GONÇALVES DIAS; JANETE MACULEVICIUS
Rev. Bras. Nutr. Clin. 2003; 18(4):178-182

Estudo da composição química da banana "são domingos" (musa x paradisíaca) cultivar do grupo AAA
ALVES, JOSÉ L. DE B.; FINKLER, LEANDRO; SILVA, SEBASTIÃO R. F.Nutrire, vol.36, n.Suplemento, p.163-163, 2011

Composição Centesimal e de minerais em Cascas de frutas
JUSSARA A. MELO GONDIM; MARIA DE FÁTIMA V. MOURA, AÉCIA S. DANTAS; RINA LOURENA S. MEDEIROS; KÉCIA M. SANTOS
Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 25(4): 825-827, out.-dez. 2005Aécia S. DANTAS 

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: