Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

laranja-lima-organica-do-sitio-do-moinho.jpg

Ela é a laranja mais oferecida aos bebês. Quem não gosta, certamente já bebeu muitas mamadeiras de laranja lima quando era pequeno, mas a falta de personalidade no sabor realmente não atrai o público em geral. É justamente essa  baixa acidez no paladar da laranja lima que faz com que os pais deem aos pequenos sem pensar duas vezes. E sábios são aqueles que escolhem essa laranja para ter em casa!

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre elas, em números:

1 copo de 200ml do suco carrega com ele cerca de 20g de carboidrato, 1g de fibra, 22mg de magnésio e 260mg de potássio. Tudo isso em 80 calorias bem distribuídas entre vitaminas e minerais! Por falar em vitaminas, a laranja lima, na família das laranjas, leva o terceiro lugar na concentração de Vitamina C presente na fruta, perdendo para Laranja Natal e Bahia. Segundo um estudo nacional de 2010, a lima é a laranja campeã na capacidade antioxidante. Outro ponto analisado foi a acidez da fruta que apontou a lima como o tipo de laranja menos ácida (ph de 5,4 contra ph de 3,5 das outras), o que sentimos claramente no seu doce sabor.

O suco de laranja lima parece ter sido diluído em água, é clarinho, bem doce, e praticamente isento de acidez, diferente dos seus parentes cítricos. É uma fruta super protetora do nosso organismo, ela impulsiona a imunidade e nos torna mais resistentes a gripes e resfriados. Como brinde, ela ainda fornece uma quantidade muito boa de fibras por toda a fruta, dos tipos solúveis e insolúveis, contribuindo tanto para o intestino funcionar melhor quanto na redução e controle do colesterol.

Adoçando sucos com laranja lima:

  • Sempre que quiser fazer um suco, mas a fruta parece um pouco ácida, você pode acrescentar 1 copo de suco de laranja lima no lugar da água para adoçar naturalmente.
  • Sugestão de suco: Abacaxi com laranja lima e hortelã orgânica.
     

Referências Bibliográficas:

Tabela brasileira de composição de alimentos (TACO)
NEPA-UNICAMP.- Versão II. – 2ª ed.
NEPA-UNICAMP, Campinas, SP: 32-33, 2006.

Quantificação de vitamina C e capacidade antioxidante de variedades cítricas
MEYLENE APARECIDA LUZIA COUTO; SOLANGE GUIDOLIN CANNIATTI BRAZACA
Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 30(Supl.1): 17-18, maio 2010

CARACTERIZAÇÃO DA FIBRA DIETÉTICA OBTIDA DA EXTRAÇÃO DO SUCO DE LARANJA
Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.8, n.1, p.61-66, 2006
RODICLER CEREZOLI BORTOLUZZI; CRISTIANE MARANGONI

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: