Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

Pepino orgânico - Sua composição se divide em fibras, minerais, vitaminas e água, e entre os minerais encontramos o silício

Parente direto da abóbora, da melancia, do chuchu e do melão, ele é riquíssimo em água como todos da família. Sua composição se divide em fibras, minerais, vitaminas e água, e entre os minerais encontramos o silício, um mineral bastante difícil de ser identificado e importantíssimo na manutenção das fibras de elastina e do colágeno. A vitamina A também está presente no pepino em boas concentrações, e essa dupla formada pelo silício e por ela explica a sua grande fama com relação a renovação da pele. Desde máscaras com rodelas do próprio alimento, até cosméticos de todos os tipos. Isso, porque ele melhora o padrão da parede celular, fazendo com que a respiração da célula ocorra de maneira mais eficaz (melhora a entrada de oxigênio celular), assim ele promove uma ação anti-envelhecimento da pele e é essa a razão de ser tão usado nas fórmulas de rejuvenescimento cutâneo.

Em termos calóricos, o pepino praticamente não conta, isso porque em cada 100g de pepino encontramos apenas 10 calorias, o que é muito pouco. Mas não pense que é somente por essa razão que ele é um aliado da dieta para o emagrecimento. As quantidades de fibras ajudam a manter a saciedade após as refeições, e ainda ajuda no funcionamento normal do intestino.

Muitos dizem que ele é pouco digestivo. Mas o que a maioria das pessoas não sabe é que o pepino contém uma enzima digestiva na sua composição chamada erepsina que ajuda a digerir as proteínas da alimentação, essa enzima fica na casca dele que precisa ser bem levada e principalmente ser de origem orgânica!

Esse é mais um alimento que está ocupando uma das primeiras posições na listagem da ANVISA como mais contaminados com agrotóxicos.

Suco digestivo e desintoxicante com pepino:

Modo de preparo:

Bata com 100ml de água:

  • 1 pepino pequeno orgânico, em rodelas com casca (sem as pontas)
  • 1 maçã
  • 1/3 de gengibre ralado
  • Suco de ½ limão
  • Gelo

Beba bem gelado pela manhã!

Referências Bibliográficas:

Tabela brasileira de composição de alimentos (TACO)
NEPA-UNICAMP.- Versão III. – 4ª ed.
NEPA-UNICAMP, Campinas, SP: 34-35, 2011.

SEGREDOS DA BOA PELE:PRESERVAÇÃO E CORREÇÃO
MACEDO. Otavio R.
2. ed. rev.e ampl. São Paulo: SENAC, 1998. 17.

ANVISA - Resíduo de agrotóxico acima do permitido
http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/a6ec1e8041a2bd0c9b969fde61db78cc/PARA+2011-2012.pdf?MOD=AJPERES

RADICAIS LIVRES E ANTIOXIDANTES
BUCHLI, L.
Cosmet. Toiletries, Ed. Port., São Paulo, v.14, n.2, p.54-57, 2002.

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: