Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

kiwi-organica-sitio-do-moinho.jpg

Com pelos macios revestindo a sua fina casca marrom, o kiwi é uma grande e grata surpresa! Desde o momento em que cortamos e nos deparamos com aquela cor verde chamativa, que contrasta com a sua cor externa, ele já arranca suspiros. O que muitos não sabem é que ele guarda uma quantidade de vitamina C no seu interior, uma enorme concentração. Um único kiwi é uma explosão de antioxidantes! Cada 100g da fruta pode chegar a conter cerca de 300mg de vitamina C, o que significa uma concentração 2 a 3 vezes maior que a laranja, e até 10 vezes mais que as maçãs.

Os carotenoides são um grupo de pigmentos presentes na natureza e são responsáveis pelas cores vivas de plantas, verduras, frutas e legumes, por exemplo. O que descobriu-se foi a propriedade dos carotenoides no perfil dos odores também. Ou seja, a biomodificação desses compostos ao longo do processo de maturação de um fruto, confere o aroma mais intenso ou menos. Podemos dizer então que o kiwi é rico em carotenos; basta olhar com atenção para sua cor e seu perfume ao ser partido.

É uma fruta rica também em ácido fólico, uma vitamina importante na formação do sangue e na manutenção da circulação. Outra propriedade dele pouco conhecida é a sua capacidade digestiva. O Kiwi possui uma enzima capaz de deteriorar proteínas, a actinidina, que exerce papel similar às enzimas presentes no mamão e no abacaxi que quebram proteínas das carnes, facilitando a nossa digestão.

A época em que estamos, final do primeiro semestre, início do segundo, é justamente a melhor safra do kiwi, e se ele for orgânico, significa que a natureza é respeitada, então se encontrar kiwi orgânico pode se abastecer dele porque estará um doce!

Iogurte com kiwi orgânico

Ingredientes:

• 1 iogurte orgânico
• 2 kiwis maduros
• Agave

Modo de preparo:

  1. Descasque o corte os kiwis em pedacinhos bem pequenos.
  2. Em um potinho fundo, despeje o iogurte, salpique o kiwi por cima, e acrescente calda de agave se precisar.

 

Referências Bibliográficas:

Tabela brasileira de composição de alimentos (TACO)
NEPA-UNICAMP.- Versão III. – 4ª ed.
NEPA-UNICAMP, Campinas, SP: 38-39, 2011.

A cultura do kiwi
ADRIANO ARRIEL SAQUET; AURI BRACKMANN
Cienc. Rural vol.25 nº.1, Santa Maria, 1995.

Carotenóides: propriedades, aplicações e biotransformação para formação de compostos de aroma
MARIANA UENOJO; MÁRIO ROBERTO MARÓSTICA JUNIOR; GLÁUCIA MARIA PASTORE
Departamento de Ciência de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, CP 6121, 13083-862 Campinas – SP, Brasil. Quim. Nova, Vol. 30, No. 3, 616-622, 2007.
 

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: