Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

nectarina-organica-sitio-do-moinho.jpg

De pele macia, coloração avermelhada, caroço robusto e polpa farta, a nectarina é uma fruta pouco consumida. Mas quem experimenta, ama! A origem orgânica do seu cultivo é fundamental, porque sua pele tão frágil e muito permeável deixa passar substâncias químicas como pesticidas para o seu interior. Mas a melhor notícia de todas é que está na época da nectarina aqui no nosso país, então aproveite e se beneficie dessa fruta orgânica para adquirir tudo o que ela tem de melhor a oferecer a nossa saúde, e a lista é grande. Vamos conhece-la melhor:

1) Vitamina C, outros compostos antioxidantes e zinco: uma tríade perfeita para fortalecer a imunidade, ajudando a combater as gripes, melhorando processos de cicatrização e aumentando a barreira de defesa contra infecções.

2) Beta caroteno, vitamina C e a Luteína, fortalecem a pele e promovem a produção do colágeno, além de proteger contra danos naturais como a exposição solar e o tempo.

3) Ácido clorogênico: um composto muito estudado que tem apresentado vários benefícios a saúde do homem, principalmente por exercer ações quimiopreventivas, atuando na inibição do crescimento e desenvolvimento de diversos tipos de tumores.

4) Fósforo, potássio, magnésio entre outros minerais: apontam a nectarina como ótima fonte também de minerais. O fósforo é um mineral fundamental na saúde óssea, e o potássio excelente para regular a contração dos músculos, reduzindo a chance do aparecimento de câimbras. O magnésio além de ser um mineral atuante no sistema nervoso central, é o mineral mais recrutado no período pré menstrual, o que indica a nectarina como uma ótima pedida para esses dias do ciclo hormonal feminino.

5) Ácido fólico: uma vitamina que precisa estar em bons níveis no nosso corpo, para evitar processos anêmicos, para melhorar a circulação sanguínea, além de ser importantíssima durante a gestação para o desenvolvimento do bebê.

6) Fibras: seu teor de fibras permite que a fome fique longe por mais tempo, pelo aumento da saciedade.

Dizem que a nectarina é fruto do cruzamento do pêssego com a ameixa, mas essa teoria não está comprovada. Ela parece mesmo ser fruto de sua própria espécie, o que faz todo sentido, afinal rica em tanto atributos, ela parece ter sido criada especialmente para ser desfrutada!

Creme de nectarina

Ingredientes:

  • 2 nectarinas
  • 2 castanhas do pará (sem sal)
  • 4 macadâmias (sem sal)

Modo de preparo:

  1. Deixe as 2 nectarinas na geladeira até ficarem bem geladinhas.
  2. Bata as nectarinas sem pele e sem caroço com 2 castanhas do pará e 4 macadâmias (todas sem sal), com a ajuda de um processador pequeno.

Simples, nutritivo e delicioso!

 

Referências Bibliográficas:

Pirâmide alimentar adaptada: guia para escolha dos alimentos
SONIA TUCUNDUVA PHILIPPI; ANDREA ROMERO LATTERZA; ANA TERESA RODRIGUES CRUZ ; LUCIANA CISOTTO RIBEIRO
Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 65-80, jan./abr., 1999

Nutrição na gravidez e na lactação
MÁRCIA ROCHA PARIZZI; JOÃO GABRIEL MARQUES FONSECA
Rev Med Minas Gerais 2010; 20(3): 341-353

Tabela de composição dos alimentos: suporte para decisão nutricional – 4ª edição revisada e ampliada
SONIA TUCUNDUVA PHILIPPI
Ed. Manole, 2013
 

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: