Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

Por Nara Corona

Espinafre Orgânico - O consumo orgânico de folhas cruas é fundamental para aproveitar ao máximo suas qualidades

Que o espinafre é rico em ferro, isso todo mundo sabe, capaz até de formar “músculos de ferro” em desenho animado! Mas o que muitos não sabem é qual o tipo de ferro ele guarda nas suas folhas macias. O ferro é um mineral que para ser absorvido pelo nosso organismo deve ser apresentado de uma forma muito específica, chamado ferro-heme. Heme vem de hemoglobina, isso mesmo aquele componente do nosso sangue. O que acontece com o ferro presente nos vegetais verde escuros, é que esse mineral está na forma não-heme, ou seja está se apresentando de uma maneira difícil do organismo absorvê-lo. Mas como resolver isso? Fácil, basta um pouquinho de vitamina C junto, na mesma refeição e pronto, esse ferro estará disponível para te deixar forte como o Popeye.

Então fica fácil imaginar acompanhamentos para esse super vegetal, como por exemplo acrescentá-lo em um suco verde com frutas cítricas, ou pingar gotinhas de limão por cima de um espinafre refogadinho, ou até mesmo comer uma tangerina de sobremesa após uma refeição com o nosso amigo espinafre.

Como nem tudo são flores, ele também é um dos principais alimentos com um fator anti-nutricional chamado Oxalato, que não é aproveitado pelo nosso corpo, e é devidamente excretado pela urina. Acontece que ele tem afinidade por outro mineral, o cálcio, e juntos formam o oxalato de cálcio, que em excesso levam a formação dos cálculos renais. Resumindo, ele “rouba” o cálcio que seria utilizado na formação dos ossos. Mas a natureza é muito sábia, e já colocou uma boa quantidade de cálcio no próprio espinafre, então quando consumido sem exageros, a quantidade de cálcio e de oxalato serão suficientes para se agruparem e serem excretadas antes mesmo da absorção. Como tudo na vida, deve ser consumido com moderação e rodiziando com os outros alimentos folhosos.

O consumo orgânico de folhas cruas é fundamental. Em primeiro por não submeter pesticidas a altas temperaturas no cozimento, transformando-os em substâncias ainda mais nocivas a saúde. Em segundo lugar, você estará ingerindo um alimento muito mais rico em nutrientes porque as folhas são naturalmente muito “atacadas” nas plantações, e a ausência dessa defesa artificial torna o vegetal mais rico em fitoquímicos.

Creme de espinafre

Modo de preparo:

  1. Refogar 2 molhos de espinafre com bastante cebola e alho orgânicos.
  2. Bater em um processador, o espinafre refogado com azeite extra virgem orgânico e o suco de ½ limão, até formar um creme bem verde.

 

Referências Bibliográficas:

Efeito do cozimento sobre alguns fatores antinutricionais em folhas de brócolis, couve- flor e couve
MÔNICA ALESSANDRA TEIXEIRA DOS SANTOS
Ciênc. agrotec. vol.30 no.2 Lavras Mar./Apr. 2006

Fatores antinutricionais em alimentos: revisão
CLÍCIA MARIA DE JESUS BENEVIDES, MARIANA VASCONCELOS SOUZA, RAQUEL DIAS BARROS SOUZA, MARIÂNGELA VIEIRA LOPES
Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 18(2): 67-79, 2011

Disponibilidade de ferro em misturas de alimentos com adição de alimentos com alto teor de vitamina C e de cisteína
ANA PAULA FANTINI, SOLANGE GUIDOLIN CANNIATTI-BRAZACA, MIRIAM COELHO SOUZA, DEBORA NIERO MANSI
Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(2): 435-439, abr.-jun. 2008
 

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: