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Viver bem com alimentos orgânicos

por Nara Corona

Ameixa orgânica - A quantidade de fibras que ela possui na sua casca e no seu interior são ótimas para o funcionamento do intestino

A ameixa é muito conhecida por contribuir no funcionamento do intestino porque a quantidade de fibras que ela possui na sua casca e no seu interior são bastante significativos quando comparados ao seu pequeno tamanho. A capacidade de estimular o intestino é tão grande, que até mesmo pediatras sugerem que as mães façam água de ameixa para o bebê que está constipado, e esse remedinho caseiro antigo funciona mesmo.

Ela é uma fruta azedinha doce, muito suculenta, que quando desidratada, preserva sua maciez e seu brilho. Por trás da cor forte da ameixa vermelha, existem muitas vitaminas como por exemplo a vitamina K, aquela conhecida pela sua ação coagulante. Em 100 g de ameixa seca é possível encontrar de 15,6 a 59,5 mcg de vitamina K, o que representa uma das maiores concentrações dessa vitamina em frutas.

Em duas unidades de ameixa vermelha, encontramos aproximadamente 35 calorias, o que quer dizer que ela é uma excelente opção de lanche no meio da manhã bastante rico em fibras, ajudando a segurar a fome até a hora do almoço de uma forma super nutrutiva.

Seu sabor mais ácido, se deve a quantidade de vitamina C, que dependendo do ponto de maturação varia a concentração. Tanto a ameixa vermelha quanto a preta, são muito ricas em antioxidantes, fortalecendo o sistema imunológico, afinal ela reúne vitaminas importantes nesse processo mas também minerais como o zinco, fundamental para aumentar a defesa do corpo. Sendo um alimentos importante na prevenção e auxílio do tratamento de várias doenças.

Ameixa é pura saúde!

Iogurte de ameixa vermelha orgânica caseiro

Ingredientes:

  1. 2 ameixas vermelhas orgânicas com casca
  2. 1 iogurte desnatado
  3. 1 fio de mel de laranjeira orgânico

Modo de preparo:

  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador ou em um processador pequeno e servir

 

Bibliografia:

Pirâmide Alimentar Adaptada: Guia Para Escolha Dos Alimentos
SONIA TUCUNDUVA PHILIPPI, ANDREA ROMERO LATTERZA, ANA TERESA RODRIGUES CRUZ, LUCIANA CISOTTO RIBEIRO
Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 65-80, jan./abr., 1999

Vitamina K: Metabolismo, Fontes e Interação com o Anticoagulante Varfarina
KARIN KLACK, JOZÉLIO FREIRE DE CARVALHO
Rev Bras Reumatol, v. 46, n.6, p. 398-406, nov/dez, 2006

Constipação intestinalMAURO BATISTA DE MORAIS, HELGA VERENA L. MAFFEIJornal de Pediatria - Vol. 76, Supl.2, 2000

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