Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

Por Nara Corona

Cenoura Orgânica - Aproveite a deliciosa receita de bolo de cenoura

A música da Páscoa já começa falando dos olhos do coelhinho, e diz também que a cenoura é o alimento preferido desses bichinhos. Qual a relação? A quantidade de vitamina A presente na cenoura, em forma de carotenos, um precursor dessa vitamina em abundância nessa raiz, é uma vitamina responsável pela saúde dos nossos olhos.

Os carotenoides (alfa e beta) presentes tanto nas folhas quanto na raiz das cenouras, estão em quantidades maiores no alimento cru quando comparado a ele cozido. Isso se deve ao fato da vitamina ser sensível ao calor, levando a perda das suas propriedades. Um ponto importante que deve ser considerado principalmente com relação à alimentação das crianças, é o excesso de betacaroteno e as mãos amareladas! Mãos e pés amarelados podem significar uma quantidade grande de betacaroteno no organismo que não está conseguindo ser convertido em vitamina A por sobrecarga, levando a pigmentação da pele, principalmente das extremidades.

Como toda raiz, ela é uma excelente reserva de energia. Afinal sua função na natureza é abastecer os seus ramos com os nutrientes guardados no seu bulbo. Depois da colheita, retiramos os ramos (que podem e devem ser consumidos) e consumimos o bulbo cheio de carboidrato (glicose), fibras, vitaminas e minerais. Quanto as folhas, vale ressaltar que a quantidade de ferro e de vitamina C presente é bastante significativa, o que torna as folhas das cenouras orgânicas um ótimo alimento para incluirmos no nosso dia a dia, em sucos, em saladas, ou até mesmo como temperos substituindo a salsinha, e evitando assim o desperdício de uma parte tão rica.

Com relação à quantidade de fibras, a cenoura crua é uma fonte maravilhosa, ajudando quem precisa de uma dose extra para que o intestino funcione, mas ela crua exerce o efeito oposto, então alterne a sua forma de consumo e aproveite mais esse presente da natureza!

Bolo de cenoura orgânica

Ingredientes:

  1. 2 ½ xícaras de farinha de trigo peneirada
  2. 2 xícarasde açúcar cristal orgânico
  3. 1 colher de sopa de fermento em pó
  4. 3 ovos orgânicos
  5. 2 cenouras orgânicas grandes descascadas (cruas)
  6. ½ xícara de óleo de coco extra virgem orgânico

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela, junte a farinha, o açúcar e o fermento.
  2. No liquidificador, bata as cenouras, o óleo e os ovos.
  3. Misture então a parte líquida com o conteúdo da tigela e mexa devagar até virar um creme homogêneo.
  4. Unte um tabuleiro com óleo de coco, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Espere 30 minutos e retire seu bolo!
     

Bibliografia:

Extração de β-caroteno de cenouras: uma proposta para disciplinas experimentais de química
MARIA LUIZA ZERAIK; JANETE HARUMI YARIWAKE
Quím. Nova vol.31 no.5 São Paulo, 2008

Atividade provitamínica a de cenouras brasileiras; folhas e raizes, cruas e cozidas e sua composição química
LIGIA BICUDO ALMEIDA-MURADIAN; VERONICA POPP; MARCELA PAIVAFARIAS
Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.17 no.2 Campinas maio/ago., 1997

Avaliação química da folha de cenoura visando ao seu aproveitamento na alimentação humana
GLÁUCIA IMACULADA SOARES PEREIRA, ROSEMARY GUALBERTO F. ALVARENGA PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA PÍCCOLO BARCELOS, AUGUSTO RAMALHO DE MORAIS
Ciênc. agrotec. vol.27 no.4 Lavras ago. 2003

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: