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Viver bem com alimentos orgânicos

Por Nara Corona

Abacate orgânico - Sítio do Moinho. Apesar de muito gorduroso, quando consumido na dose certa, ajuda a emagrecer.

Com seu sabor bastante suave e sua polpa macia e cremosa, o abacate divide opiniões entre o amor e a rejeição, e com ele não existe meio termo. Mas quem ama garante, não vive sem! E faz muito bem, pois se trata de um dos alimentos mais estudados no que diz respeito à saúde circulatória do nosso organismo.
A ausência de sabor definido faz dessa fruta uma das mais versáteis. Ela pode acompanhar refeições salgadas ou doces, dependendo do paladar e dos hábitos de cada região.

A textura amanteigada desse fruto se deve ao excesso de gordura, os ácidos graxos não saturados em sua maioria. O abacate é uma fruta rica em fitonutrientes, assim como muitas outras frutas, mas a quantidade de fitoesteróis presente nele faz com se destaque. Os mais encontrados no abacate são o beta-sitosterol e o ácido oleico. O Beta sitosterol é uma substância de origem vegetal e tem composição química muito parecida com a do colesterol. Sendo assim, sua presença no organismo inibe a absorção do colesterol da dieta, ajudando a controlar e prevenir o aumento do colesterol sanguíneo.

Por ser um alimento composto em sua maioria por gordura, e de ótima qualidade, o abacate quando é ingerido aumenta muito o trabalho do nosso sistema digestivo. Esse processo termina por estimular o metabolismo do corpo, classificando essa fruta como um alimento termogênico. Resumindo, apesar de muito gorduroso, quando consumido na dose certa, ajuda a emagrecer.

É importante lembrar que entre outras vitaminas, ele também é rico em vitamina K, fundamental no processo de coagulação sanguínea, por isso deve ser evitado em grandes quantidades por quem faz uso de anticoagulante.
 

Maionese de abacate

Ingredientes:

  1. ½ abacate orgânico grande
  2. 1 colher de azeite de oliva extra virgem orgânico
  3. suco de 1 limão orgânico
  4. 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes em um processador, deixar na geladeira por 15 minutos e servir (se o abacate estiver gelado, pode servir direto).

 

Bibliografia:

Vitamina K: Metabolismo, Fontes e Interação com o Anticoagulante Varfarina
KARIN KLACK, JOZÉLIO FREIRE DE CARVALHO
Rev Bras Reumatol, v. 46, n.6, p. 398-406, nov/dez, 2006

Efeito do abacate (Persea americana Mill) variedade hass na lipidemia de ratos hipercolesterolêmicos
JOCELEM MASTRODI SALGADO, CAMILA BIN, DÉBORA NIERO MANSI, ADRIANA SOUZA
Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(4): 922-928, out.-dez. 2008

Caracterização física e química de frutos de abacate visando a seu potencial para extração de óleo
JOÃO SHOJIRO TANGO, CÁSSIA REGINA LIMONTA CARVALHO, NILBERTO BERNADO SOARES
Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - SP, v. 26, n. 1, p. 17-23, Abril 2004
 

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