Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

Por Nara Corona

limao-siciliano-organico-sitio-do-moinho.jpg

De casca grossa, com um tom de amarelo único, e bastante suco em seu interior, o limão siciliano vem ganhando cada vez mais espaço na gastronomia mundial. O líquido amarelado é um óleo que contém bastante d-limoneno, uma substância muito estudada e testada com sucesso na presença de tumores de estômago, pulmão e fígado. Por suas propriedades aromáticas, esse óleo é também usado com muita frequência na indústria cosmética. Esse óleo é encontrado nas cascas das frutas cítricas e para ser extraído é preciso que as cascas sejam prensadas  a frio. Incolor e oleoso, ele está presente nos limões, laranjas, tangerinas e grapefruits. E justamente por ter a casca bastante espessa, o limão siciliano se mostra uma fruta cítrica perfeita para a fabricação de óleos essenciais, assim como de outros componentes que podem ser obtidos dessa mesma parte do limão, como a farinha e também a pectina.

Todos sabem que essas frutas são a número um em casos de gripes e resfriados. Quem nunca precisou tomar um xarope caseiro a base de mel e limão? A razão é a quantidade de vitamina C presente nas frutas cítricas, que é muito abundante. Essa vitamina age estimulando o funcionamento do sistema imunológico e combatendo radicais livres, ou seja, colaborando para manter a saúde em dia.

O cultivo desse limão é muito comum em regiões de clima frio, por isso ele é tão produzido na Europa e nos países Andinos. Se você estiver nos trópicos, o cuidado ao escolher seu fruto deve ser redobrado, e você deve procurar sempre os de cultivo orgânico, que provavelmente virão de regiões onde o clima é mais ameno. Caso ele tenha sido produzido em locais de muito calor, bem provavelmente estarão contaminados pelo uso de agrotóxicos.

Na ilha da Sicília, onde os verões são quentes e seus invernos temperados, o cultivo de frutas cítricas, incluindo limões sicilianos, se tornou tão intenso que a região passou a liderar essa produção. É disso que eles gostam, de frio e de sol!

Suco de limão siciliano para tempero prático:

Ingredientes:

  • Seis limões sicilianos

Modo de Preparo:

  1. Esprema os seis limões, peneire o suco, e reserve em um frasco pequeno com borrifador.
  2. Como os óleos essenciais e a vitamin C são sensíveis a luz, envolva o frasco caso ele seja transparente, com uma fita adesiva escura barrando toda a luminosidade.
  3. Guarde então na geladeira, e pode comsumir por até duas semanas.

Bibliografia:

Secagem do resíduo de limão siciliano: influência das variáveis de processo na avaliação da fibra alimentar produzidaVANESSA MARTINS SILVA, LUIZ ANTONIO VIOTTO
Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 30(2): 421-428, abr.-jun. 2010

Flavonoid Composition of Citrus Juices 
GIUSEPPE GATTUSO, DAVIDE BARRECA, CLAUDIA GARGIULLI, UGO LEUZZI AND CORRADO CARISTI
Molecules, Messina, Itália 12, 1641-16732007

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: