Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

Por Nara Corona

tangerina_organica-sitio-do-moinho.jpg

Essa fruta extremamente colorida e perfumada é protegida por uma casca grossa, que de acordo com o tipo da tangerina, pode ser mais fina ou mais resistente e fibrosa. Justamente nelas estão os óleo essenciais da tangerina, responsáveis pelo perfume que fica nas mãos de quem consome. No seu interior estão os gomos unidos lado a lado, como de mãos dadas bem firmes, envoltos por uma camada de fibra riquíssima em pectina. Dentro de cada um deles, estão guardadas as semente do frutos que, em geral, estão em número igual ao número de gomos por fruto. Quando retiramos as camadas esbranquiçadas do gomo, ele se abre e lá dentro ficam pequenas bolsinhas (minha filha chama de mini sacolés) cheios de suco. Isso mesmo, o suco, o néctar da tangerina fica guardado a muitas chaves e ali encontramos toda a doçura e vitamina C que procuramos.

Aqui no Brasil, no meio do ano por volta do mês de maio, os pés de tangerina ficam recheados e coloridos, essa é nossa época para aproveitar porque ela é uma fruta que respeita muito bem a sazonalidade, precisando de condições específicas para crescer.

Para aqueles que precisam controlar os alimentos que estimulam muito liberação de insulina, a tangerina pode ser uma ótima opção de fruta. Consumir as fibras dela junto com o suco faz com que a liberação da glicose na corrente sanguínea seja mais lenta, por isso essa fruta é considerada alimento de moderado índice glicêmico.

Muito refrescante, cheia de vitamina C, extremamente adocicada, fonte de óleos essências, suculenta, fácil de transportar para qualquer lugar, ela também funciona como principal ingrediente de diversas receitas. Abaixo segue ótimo exemplo disso:


Gelatina de tangerina

1. Quatro xícaras de chá de suco de tangerina coado
2. 1/4 xícara de chá de açúcar

3. 2 colheres de sopa de gelatina em pó sem sabor


Misture o suco de tangerina e o açúcar.
Leve ao fogo baixo, toda a gelatina sobre 1/3 de xícara do suco de tangerina até dissolver e deixe descansar por alguns minutos.
Junte o suco de tangerina com a parte que foi ao fogo, coloque na forma deixe na geladeira até ficar firme.


Bibliografia:

Características do Fruto da Variedade Span Americana (Citrus reticulata Blanco): Uma Tangerina do Tipo 'Poncã' de Maturação Precoce
ROSE MARY PIO, KEIGO MINAMI, JOSÉ ORLANDO DE FIGUEIREDO
Rev. Bras. Frutic. vol.23 no.2 Jaboticabal Aug. 2001

Yield and Chemical Composition of Citrus Essential Oils as Affected by Drying Pretreatment of Peels
KAMAL, G. M, ANWAR, F., HUSSAIN, A. I., SARRI, N., ASHRAF, M. Y.
International Food Research Journal 18(4): 1275-1282 (2011)

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: