Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Viver bem com alimentos orgânicos

Por Nara Corona

maracuja-organico-sitio-do-moinho.jpg

Conhecido pelo poder de acalmar os ânimos, trazer equilíbrio de volta, relaxar, enxergar a vida azul! Esse é o maracujá!!!!! Os responsáveis por esse efeito relaxante nos seres humanos são os alcaloides que fazem do suco esse calmante natural. As folhas do maracujá contém teores de alcaloides ainda maiores, o que demonstra serem excelentes para produção de chás com esse objetivo. Essa função também tem sido aplicada muito bem no tratamento auxiliar ao controle da hipertensão.

Pelo mundo afora, ele é conhecido como Fruta da Paixão, e foi batizado assim pelos jesuítas que fizeram relação da coroa de cristo com a flor do maracujá. Paixão de Cristo e a fruta da paixão.

Hoje muitos estudos já foram realizados com esse fruto, entretanto antigamente já era comum ter no quintal de casa seu pé de maracujá para tratamentos caseiros. Diante de tantos trabalhos realizados com o maracujá, pode-se dizer que foram encontradas propriedades funcionais em quase todas as partes do seu fruto. O seu efeito antioxidante parece estar muito próximo ao chá mate segundo análise realizada comparando os principais alimentos ricos em substâncias antioxidativas. Outro estudo percebeu que o extrato seco da casca dele exerce uma ação controladora da glicose sanguínea durante o tratamento do diabetes tipo 2, assim como os níveis de colesterol. Quem parece ser a responsável por isso é a pectina, fibra solúvel presente na parte interna casca do maracujá, aquela mais esbranquiçada.

Essa fruta parece mesmo ser super completa! Podemos encontrar até os conhecidos óleos ômega 6 e 3, importantíssimos na formação das nossa células melhorando tanto a nutrição como a comunicação e o trabalho delas. Esse equilíbrio entre os óleos poliinsaturados também ajuda no controle do colesterol aumentado.

Maracujá é a fruta da paixão, fruta apaixonante, azedinha no sabor, recheada de surpresas encantadoras, reunindo tantas propriedades que a natureza selecionou para cuidar do nosso corpo. Apaixone-se por ela você também!!!!!


Farinha da casca do maracujá

1. 6 maracujás
2. Triturador


Abra todos os maracujás separando a polpa (aproveite para fazer suco), deixe secando ao ar livre.
Corte a casca em tirinhas, arrume em assadeira para levar ao forno durante meia hora antes de tostarem.
Deixe esfriar para então triturar no processador até a forma de farinha.
Peneire depois guarde em um recipiente com tampa.


Bibliografia:

Maracujá: um alimento funcional?
MARIA LUIZA ZERAIK, CÍNTIA A. M. PEREIRA, VÂNIA G. ZUIN, JANETE H. YARIWAKE
Revista Brasileira de Farmacognosia, 20(3): 459-471, Jun./Jul. 2010

Passiflora incarnata Linn: A phytopharmacological review
S. S. PATEL, T. S. MOHAMED SALEEM, V. RAVI, B. SHRESTHA, N. K. VERMA, K. GAUTHAMAN
International Journal of Green Pharmacy, 277-280, October-December 2009
 

Foto: Flickr/Andrezza Haddaway

Recomendamos para você:

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: