Televendas
24 2291-9190 | 24 2291-9171

Legumes e verduras

Essa torta é deliciosa e é uma receita antiga, feita com freqüência em nossa casa no Sitio.

Ingredientes

- 3 cebolas grandes ou quantidade que possa equivaler, cortadas em fatias finas 
- ½ tablete de margarina
- 2 copos de leite
- Farinha de trigo 
- 1 lata de creme de leite sem o soro (coloque na geladeira para que o soro se separe do creme)
- 3 ovos em temperatura ambiente, gemas separadas das claras 
- 1 colher de sopa de mostarda 
- 1 pacote pequeno de queijo parmezon

Modo de fazer

Em uma panela grande, refogue as cebolas fatiadas na margarina ou manteiga, até que fiquem cozidas. Elas diminuem de tamanho e ficam transparentes.

À parte, faça um molho branco com o leite e a farinha. Esse molho deve ficar grossinho. Deixe esfriar um pouco, acrescente as 3 gemas, 1 de cada vez, misturando bem após cada adição para que fique bem homogêneo. Reserve as claras.

Adicione o creme de leite, sem o soro, a mostarda e uma pitada de pimenta do reino. Junte as fatias de cebola a esse molho.

Em uma batedeira, bata as claras em neve bem firme. Incorpore-as ao creme das cebolas, em movimentos cuidadosos, de baixo para cima, com uma espátula de borracha.

Unte um pirex médio, forrado com massa de empadão. Coloque o creme de cebolas, polvilhe com o queijo parmezon. Leve ao forno médio por uns 45 minutos ou até que fique alta e dourada. Sirva imediatamente.

Massa

- 10 colheres de sopa de farinha de trigo peneiradas 
- 1 gema em temperatura ambiente
- 4 colheres de sopa de margarina ou manteiga
- Água gelada

Modo de fazer

Em uma bacia grande, peneire a farinha, faça uma cova no meio e coloque a gema. Acrescente a margarina ou manteiga gelada, cortada em pedacinhos pequenos. Com as pontas dos dedos, vá misturando até que a massa fique parecida com uma farofa grossa. Coloque aos poucos um pouquinho de água gelada. Junte a massa em uma bola e leve à geladeira. Se ficar grudando nas mãos, com cuidado coloque um pouco mais de farinha. Quando pronta, a massa junta em uma bola sem grudar nas mãos.

Unte um pirex, espalhe a massa no fundo e dos lados, fure toda ela com as pontas de um garfo e leve ao forno 180º para pré-assar.

Fique atenta, porque se assar muito a massa racha e o recheio agarrará no fundo do pirex.

Deixe esfriar, recheie e leve ao forno.

Quer saber mais sobre o Sítio?

Receba nossas novidades

Nome:

E-mail: