O alho poró é uma hortaliça aromática também conhecida como alho porro ou alho francês. Pertence à família das Aliáceas, a mesma da cebola, alho e cebolinha.
A planta cresce em media 40 a 60 centímetros de altura e tem um diâmetro entre 3 e seis centímetros. Suas folhas largas sobrepõem-se umas às outras na base da planta até formarem um talo redondo que, ao encontrar a terra, torna-se bojudo. Em alguns aspectos, lembra a planta do alho, mas não produz a “cabeça” ou bulbo com dentes. Originário da Europa, é cultivado em praticamente todo o mundo. No Brasil, sua produção está concentrada nos estados do Sul e Sudeste.
Tem quase todas as qualidades de propriedades do alho. As propriedades medicinais do alho poró são reconhecidas há milhares de anos. Os antigos gregos já o recomendavam para melhorar a voz, e a historia conta que o Imperador Nero, por alguns dias no mês, só comia alhos poró e óleo para manter a voz e fazer boa figura nos festivais de canto da época.
A Bíblia refere-se ao alho poró, mencionando a falta que ele fazia aos judeus durante a travessia pelo deserto. Desde então, o alho poró é reconhecido como um remédio popular para o sistema respiratório.
O alho poró tem propriedades estimulantes que auxiliam o alivio da congestão nasal e dos brônquios. Alem disso, como todos os membros da família do Allium, possui propriedades anticépticas que protegem contra resfriados e dores de garganta. Caldos e sopas de alho poró auxiliam o controle de diarréias. Tem um efeito calmante no trato digestivo, ajudando a aliviar as cólicas e gases. Estimulam o apetite e melhoram a digestão.
Com poucas calorias e rico em celulose (fibras) é um alimento recomendado em dietas hipocalóricas (com poucas calorias), voltadas para o emagrecimento. É rico em potássio, magnésio, ferro e cálcio, assim como em vitaminas B e C. Como o alho poró estimula a circulação e é revigorante, além de ser nutritivo e de fácil digestão, seu caldo faz um excelente tônico para convalescença. Como caldo, é um alimento rico em nutrientes que repõe os minerais perdidos em diarréias e enjôo de estomago. O alho poró, como a cebola e o alho, ajuda a proteger o coração e as artérias, previne a aterosclerose e a pressão alta. É usado em sopas, refogados e saladas e como acompanhamento de carnes.
Desenvolve-se melhor em temperaturas de 13 a 24°C. e é considerada uma planta de clima temperado para frio.
Escolha um alho poró que tenha a cor brilhante, sem rachaduras ou partes oxidadas. Como as folhas longas se quebram facilmente no transporte, normalmente você o achará aparado. Se adquiri-lo inteiro, aproveite as folhas verdes escuras em uma sopa, pois são mais fibrosas e duras.
A parte verde clara é a mais aproveitada. Seu sabor suave de alho e a textura macia fazem do alho poró uma verdura versátil, que pode ser usada como recheios de panquecas, empadões, em saladas e sopas.
Quando fino e colhido bem novo, pode ser usado cru em saladas, cortado bem fininho em fatias, com os anéis separados. Ou cozinhe no vapor ou água fervente, esfrie e sirva-o com molho vinagrete e ervas.
Corte e descarte alguma folha verde escura que esteja machucada ou amarelada. Guarde-o dentro de saco plástico na geladeira, por aproximadamente uma semana.
No ponto onde a parte longa do alho poró termina e se abre em varias folhas em camadas, deve-se ter cuidado na hora da limpeza, pois é comum encontrar ai um pouco de terra do canteiro onde foi cultivado. É quando as folhas começam a abrir que você deve cortar para que proceda à limpeza do alho poró. Você pode limpa-lo de duas formas diferentes:
1) Corte a parte verde clara em anéis, descartando as raízes, caso venham junto. Encha uma vasilha grande com água limpa. Coloque os anéis do alho poró e revire-os com a mão para que os resíduos de terra ou poeira saiam e vão para o fundo da vasilha. Retire os anéis de alho poró e transfira-os para uma peneira para escorrer. Se a vasilha de água tiver muito resíduo no fundo, repita o processo. Caso não utilize imediatamente, escorra, enrole em papel toalha, guarde em saco plástico e conserve na geladeira.
2) Corte o alho poró no ponto onde as folhas verdes escuras começam, retirando-as. Faça um corte em formato de cruz na extremidade verde clara, onde você cortou. Abra as camadas de folhas e coloque sob água corrente, retirando algum resíduo de terra existente. Corte e proceda à receita.
É delicioso quando refogado e servido com molho branco e queijo, levado ao forno. Torna-se um ótimo recheio para panquecas, puro ou com frango ou peixe desfiados. Experimente-os fatiados e assados em uma quiche com creme, ovos e presunto. E é saboroso em sopas, notadamente na clássica Vichyssoise, feita com batata inglesa e alho poró.
Esse é um bom alimento, rico em minerais, que auxilia a recuperação de cistites, diarréia e gastrenterite.
– 8-10 alhos poró, picados
– 7-10 xícaras de água
Ferva em fogo baixo os alhos poró por 1 ½ a 2 horas. Sirva com os alhos picados ou se preferir bata no liquidificador.
Sitio do Moinho
The Good Health Garden – Anne McIntyre
Guia Globo Rural
Field Guide to Produce- Aliza Green