Com seu sabor bastante suave e sua polpa macia e cremosa, o abacate divide opiniões entre o amor e a rejeição, e com ele não existe meio termo. Mas quem ama garante, não vive sem! E faz muito bem, pois se trata de um dos alimentos mais estudados no que diz respeito à saúde circulatória do nosso organismo.
A ausência de sabor definido faz dessa fruta uma das mais versáteis. Ela pode acompanhar refeições salgadas ou doces, dependendo do paladar e dos hábitos de cada região.
A textura amanteigada desse fruto se deve ao excesso de gordura, os ácidos graxos não saturados em sua maioria. O abacate é uma fruta rica em fitonutrientes, assim como muitas outras frutas, mas a quantidade de fitoesteróis presente nele faz com se destaque. Os mais encontrados no abacate são o beta-sitosterol e o ácido oleico. O Beta sitosterol é uma substância de origem vegetal e tem composição química muito parecida com a do colesterol. Sendo assim, sua presença no organismo inibe a absorção do colesterol da dieta, ajudando a controlar e prevenir o aumento do colesterol sanguíneo.
Por ser um alimento composto em sua maioria por gordura, e de ótima qualidade, o abacate quando é ingerido aumenta muito o trabalho do nosso sistema digestivo. Esse processo termina por estimular o metabolismo do corpo, classificando essa fruta como um alimento termogênico. Resumindo, apesar de muito gorduroso, quando consumido na dose certa, ajuda a emagrecer.
É importante lembrar que entre outras vitaminas, ele também é rico em vitamina K, fundamental no processo de coagulação sanguínea, por isso deve ser evitado em grandes quantidades por quem faz uso de anticoagulante.
Bater todos os ingredientes em um processador, deixar na geladeira por 15 minutos e servir (se o abacate estiver gelado, pode servir direto).
KARIN KLACK, JOZÉLIO FREIRE DE CARVALHO
Rev Bras Reumatol, v. 46, n.6, p. 398-406, nov/dez, 2006
JOCELEM MASTRODI SALGADO, CAMILA BIN, DÉBORA NIERO MANSI, ADRIANA SOUZA
Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(4): 922-928, out.-dez. 2008
JOÃO SHOJIRO TANGO, CÁSSIA REGINA LIMONTA CARVALHO, NILBERTO BERNADO SOARES
Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal – SP, v. 26, n. 1, p. 17-23, Abril 2004