Ela está na moda entre os praticantes de atividade física e os adeptos às dietas mais rigorosas. Afinal o que essa batata pode ter de tão especial, se no seu nome diz que ela é doce e o primeiro alimento que se corta na dieta para perda de peso é justamente o doce?
Esse é o ponto. Por mais incrível que possa parecer, a batata doce apresenta índice glicêmico mais baixo do que a batata comum (cerca de 70 contra 120)! Isso quer dizer que quando ingerimos a batata doce o açúcar ali presente demora mais para chegar na corrente sanguínea do que nas outras raízes. Com uma quantidade enorme de carboidrato, bom aporte de ferro quando comparado as outras raízes, e fonte de vitamina A, a batata doce se enquadra na classe dos alimentos que fazem muito bem para o nosso corpo.
Por ter uma das maiores concentrações de reservas energéticas entre os tubérculos, a batata doce é amplamente utilizada na alimentação humana, de animais, como matéria prima para produção de combustível, de tecidos, cosméticos, e até adesivos.
Sua estrutura possui um sistema de ramificação tão profundo, que possibilita a exploração de um enorme volume do solo, absorvendo nutrientes e água em camadas mais profundas do que a maioria das hortaliças.
Vai bem com saladas, com carnes, em forma de purê, tipo chips, ou da maneira que você quiser usufruir de tantos benefícios dessa deliciosa raiz!
NEPA-UNICAMP.- Versão III. – 4ª ed.
NEPA-UNICAMP, Campinas, SP: 30-31, 2011
MIRANDA,J.E.C., FRANÇA, F.H., CARRIJO, O . A., SOUZA, A .F.
Circular Técnica do CNPHortaliças, Ministério da Agricultura , Embrapa, 1980, 14p.