A música da Páscoa já começa falando dos olhos do coelhinho, e diz também que a cenoura é o alimento preferido desses bichinhos. Qual a relação? A quantidade de vitamina A presente na cenoura, em forma de carotenos, um precursor dessa vitamina em abundância nessa raiz, é uma vitamina responsável pela saúde dos nossos olhos.
Os carotenoides (alfa e beta) presentes tanto nas folhas quanto na raiz das cenouras, estão em quantidades maiores no alimento cru quando comparado a ele cozido. Isso se deve ao fato da vitamina ser sensível ao calor, levando a perda das suas propriedades. Um ponto importante que deve ser considerado principalmente com relação à alimentação das crianças, é o excesso de betacaroteno e as mãos amareladas! Mãos e pés amarelados podem significar uma quantidade grande de betacaroteno no organismo que não está conseguindo ser convertido em vitamina A por sobrecarga, levando a pigmentação da pele, principalmente das extremidades.
Como toda raiz, ela é uma excelente reserva de energia. Afinal sua função na natureza é abastecer os seus ramos com os nutrientes guardados no seu bulbo. Depois da colheita, retiramos os ramos (que podem e devem ser consumidos) e consumimos o bulbo cheio de carboidrato (glicose), fibras, vitaminas e minerais. Quanto as folhas, vale ressaltar que a quantidade de ferro e de vitamina C presente é bastante significativa, o que torna as folhas das cenouras orgânicas um ótimo alimento para incluirmos no nosso dia a dia, em sucos, em saladas, ou até mesmo como temperos substituindo a salsinha, e evitando assim o desperdício de uma parte tão rica.
Com relação à quantidade de fibras, a cenoura crua é uma fonte maravilhosa, ajudando quem precisa de uma dose extra para que o intestino funcione, mas ela crua exerce o efeito oposto, então alterne a sua forma de consumo e aproveite mais esse presente da natureza!
Bolo de cenoura orgânica
1. Em uma tigela, junte a farinha, o açúcar e o fermento.
2. No liquidificador, bata as cenouras, o óleo e os ovos.
3. Misture então a parte líquida com o conteúdo da tigela e mexa devagar até virar um creme homogêneo.
4. Unte um tabuleiro com óleo de coco, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Espere 30 minutos e retire seu bolo!
GLÁUCIA IMACULADA SOARES PEREIRA, ROSEMARY GUALBERTO F. ALVARENGA PEREIRA, MARIA DE FÁTIMA PÍCCOLO BARCELOS, AUGUSTO RAMALHO DE MORAIS
Ciênc. agrotec. vol.27 no.4 Lavras ago. 2003