Ocupando o segundo lugar no ranking dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos, esse é um dos alimentos que devemos consumir obrigatoriamente proveniente de cultivo orgânico! Segundo análise realizada pela ANVISA em 2012, ele apresentou reprovação de 38% das amostras com presença de agrotóxicos não autorizados para o consumo, além de mais da metade (59%) das amostras contaminadas.
Seu sabor é um dos primeiros que sentimos logo ao nascer. Alguns estudos dizem que o leite materno tem um sabor característico do morango. Ele estimula as mesmas papilas gustativas da língua, remetendo ao sabor dessa frutinha deliciosa. Essa é um explicação para as crianças gostarem tanto de produtos a base de morango, e por isso é amplamente usado em alimento infantis.
Essa frutinha agrada também aos casais apaixonados, pela sua cor, e sabor. Mas por trás do seu formatinho de coração estão compostos carotenoides, uma ótima concentração de vitamina A e vitamina C, que nos morangos orgânicos são significativamente maiores do que os cultivados com pesticidas. Alguns estudos apontam a falta de proteção aos agressores naturais como o maior responsável por isso, porque obriga a fruta a se defender sozinha. Sob ameaça, as frutas produzem uma maior quantidade de antioxidantes, como defesa natural. O morango orgânico apresenta em média 30mcg de carotenoides em cada 100g da fruta, enquanto os morangos cultivados em sistemas convencionais, caracterizado pelo uso de agrotóxicos apresentaram cerca de 3mcg em 100g do alimento (em fazenda nacional, no estado de Minas Gerais).
As quantidades de vitamina C são bastante expressivas para uma frutinha tão pequena. 100g de morangos podem chegar a 70mg de vitamina C, e a boa notícia é que a nessa mesma quantidade o valor calórico total é de apenas 30 calorias, são cerca de 10 morangos menores, um bom lanche em todos os aspectos.
Ah, a melhor notícia é que estamos entrando na época da safra dos morangos, sim porque a agricultura orgânica respeita a sazonalidade de cada alimento. Então vamos aproveitar para consumir tudo eles trazem de melhor para a nossa saúde!
Bombons brancos de morango:
Depois de lavados e higienizados, deixe os morangos sob refrigeração até ficarem bem geladinhos. Retire e cubra-os com óleo de coco extra virgem orgânico, leve novamente a geladeira por 5 minutos e estão prontos para serem saboreados. Branquinhos por fora e deliciosamente docinhos por dentro como os morangos orgânicos são.
NEPA-UNICAMP.- Versão III. – 4ª ed.
NEPA-UNICAMP, Campinas, SP: 36-37, 2011.
SAMARA LIMA SOUZA, ANA PAULA BORONI MOREIRA, HELENA MARIA PINHEIRO-SANT’ANA E ERNANDES RODRIGUES ALENCAR
Acta Scientiarum. Agronomy, Maringá, v. 26, n. 4, p. 198-203, 2004
GRACIELA CRISTINA DOS SANTOS, MAGALI MONTEIRO
Alim. Nutr., Araraquara, v.15, n.1, p.73-86, 2004