Essa erva natural é um alimento sedutor. Ele seduz no seu aroma, no paladar, na cor que confere aos pratos e, acreditem, é o dono de muitas propriedades encantadoras. Vamos conhecer algumas:
Alimento termogênico: a ingestão do orégano parece aumentar a troca gasosa (oxigênio e gás carbônico) do organismo, indicando que acelera o metabolismo corporal, ou seja, aumenta a queima energética!
Ação antimicrobiana: tanto a folha macerada quanto o óleo do orégano (esse com maior potencia), são capazes de inibir a atividade de pelo menos 11 tipos diferentes de bactérias que causam doenças no homem, como a Salmonella, por exemplo. Além disso, a ação contra outros micro organismos como os fungos tem sido estudada e evidenciada, onde o óleo extraído do orégano se mostrou uma alternativa segura de tratamento.
Em função dessa atividade anti desenvolvimento de micro organismos, o orégano pode ser usado na conservação de alimentos. Então um molho pesto de orégano pode ajudar a conservar por mais tempo determinada preparação, ou a simples inclusão de folhas de orégano maceradas em um molho.
Os principais compostos dessa erva no tratamento e prevenção de má digestão, cáries, artrites, e desordens do trato urinário, tem sido estudados além de muitos outro usos. Os principais compostos responsáveis por exercer esse papel protetor ao nosso organismo são os compostos fenólicos dos óleos essenciais do orégano, como o Timol.
Importante lembrar que o óleo de orégano não deve ser usado por crianças e nem principalmente por gestantes!
Pesto de orégano
JANINE PASSOS LIMA SILVA, JOAQUIM MAURÍCIO DUARTE-ALMEIDA, DANIEL VIDAL PEREZ, BERNADETTE DORA GOMBOSSY DE MELO FRANCO
Ciênc. Tecnol. Aliment. vol.30 supl.1 Campinas maio 2010
ENRICA DE FALCO, EMILIA MANCINI, GRAZIANA ROSCIGNO, ENRICO MIGNOLA, ORAZIO TAGLIALATELA-SCAFATI, FELICE SENATORE
Molecules 2013, 18, 14948-14960; doi:10.3390/molecules181214948
NAZIA MASOOD AHMED CHAUDHRY, SABAHAT SAEED AND PERWEEN TARIQ
Pak. J. Bot., 39((2): 609-613, 2007