Essa é mais uma perfeição da natureza, sua cor encanta os olhos! O mais comum, o vermelho, chama atenção e colore os pratos mais variados, da salada crua, ao molho de tomate ele leva sua cor por onde passa. Mas o que existe por trás dessa coloração avermelhada? Uma substância chamada licopeno. Um carotenóide (da família do beta caroteno) que possui atividade antioxidante super potente. Na pele do tomate está a maior concentração dos carotenóides, assim como de outros compostos chamados de bioativos, aqueles que agem em prol da nossa saúde. Ouvimos falar bastante do licopeno, porque ele está presente em quase todos os tecidos do nosso corpo. Ele é encontrado principalmente nos órgãos sexuais masculinos, onde protege a próstata. Na nossa pele também podemos encontrá-lo em boa quantidade, agindo como fotoprotetor. Isso mesmo, o licopeno parece proteger a pele da ação dos raios ultravioletas, e em função disso está sendo tão usado na cosmética. Nosso organismo não é capacitado para produzir carotenóides, assim a dieta passa a ser a forma exclusiva de obtenção.
Esse composto pode se tornar ainda mais eficiente se for aquecido e temperado com azeite, notem que a cor fica mais acentuada! É o licopeno mais ativo do que nunca, e por ser lipossolúvel (solúvel em gordura), ele se dá muito bem na compania do azeite que melhora a sua absorção.
Mas e o tomate amarelo, porque uma cor tão diferente se estamos falando praticamente do mesmo alimento? Lembrem que falei do licopeno ser um carotenóide, pois então, no tomate amarelo a relação licopeno/betacaroteno é invertida, ou seja ele tranforma o licopeno em betacaroteno, dando essa coloração mais amarelada, parecida com os alimentos que são ricos em vitamina A (como na abóbora, mamão, cenoura).
O tomate já foi o alimento número um em contaminação por pesticida, mas felizmente perdeu esse posto há alguns anos. De qualquer forma vale ressaltar que os alimentos orgânicos têm sabor mais intenso por apresentarem maior quantidade de flavonóides, que nada mais são do que os defensores naturais dos vegetais, legumes e frutas. Então quanto menos protegido, mais ele terá que se defender, e nós nos beneficiamos por essa ação!
Suco de tomate para a pele: