Sua polpa, as flores, os brotos e as sementes, podemos consumir qualquer parte da abóbora. Encontramos os mais variados tipos, que se assemelham muito do ponto de vista nutricional.
Ela contém bastante fósforo, potássio, vitamina C e muito carotenoide (precursor da vitamina A). Essa composição faz dela um ótimo alimento para o cérebro, para o sistema nervoso central e para a pele. A grande concentração de betacaroteno (28mg em 100g), que chega a ser duas vezes maior que no espinafre, protege a visão e ajuda a manter a nossa imunidade.
Nas sementes da abóbora encontramos proteínas, gorduras boas e muitas fibras. Elas podem ser consumidas como petiscos e funcionam como vermífugos naturais. Tostadas ficam deliciosas!
Seu tamanho faz frente a qualidade da sua composição. É rico em dois potentes antioxidantes, a luteína e a zeaxantina, compostos que cuidam da saúde dos olhos. As quantidades de fibras e de ferro também são consideráveis, lembrando que o ferro na dieta ajuda na formação dos glóbulos vermelhos do sangue, auxiliando na prevenção da anemia.
Quando for comprar uma abóbora a partir de agora, pense no bom negócio que está fazendo para a sua saúde!
Sementes de abóbora tostadas
1. Retire as sementes e lave bem
2. Coloque em um tabuleiro com um pouco de sal
3. Leve o tabuleiro ao forno médio por cerca de 20 minutos, até ficarem douradinhas
4. Guarde em um pote a vá consumindo ao longo dos dias
5. Você terá nas mãos a garantia de muita saciedade e um ótimo snack super saudável! ( 100 a 150 ml)